Como lucrar com facebook e Instagram?

como lucrar com facebook e instagram

Por motivos óbvios, as redes sociais são excelentes canais de distribuição de conteúdo. Segundo um levantamento da própria plataforma Facebook, divulgado pelo seu CEO Marck Zuckenberg em 2016, a rede contava com 1,5 bilhão de usuários cadastrados, e em 2017 esse número saltou para 2 bilhões de usuários ativos.

É por isso que o Facebook se trata de uma rede social que pode ser encarada como uma excelente vitrine para:

  • Atrair público para lojas virtuais
  • Divulgar produtos
  • Angariar seguidores
  • Formar carteiras de clientes.

Porém, ultimamente os administradores de páginas empresariais têm manifestado certa insatisfação com o alcance das suas publicações, alegando que, agora a rede social dá prioridade a publicações feitas por pessoas, ao invés das organizações empresariais.

E em consequência disso, algumas marcas têm migrado para o Instagram, a rede social que mostra um alcance bastante positivo principalmente para o setor de vendas e e-commerce.

Mas no final das contas ainda é possível lucrar com as duas plataformas, principalmente se a suas publicações forem feitas com o objetivo de criar compartilhamento. E por isso separamos algumas dicas que podem ajudar você a extrair o máximo de cada um desses canais.

Partilha, a divulgação gratuita.

Divulgar na internet é essencial para empresas de diferentes nichos. Através das redes sociais fica mais fácil aproximar-se do público e mostrar não apenas os seus produtos e serviços disponíveis, como também angariar valor à marca através de publicações interessantes, engraçadas, divulgando o seu trabalho de modo mais natural.

E é uma excelente oportunidade de demonstrar valores como engajamento e comprometimento com qualidade.

Outro fator interessante é que através do facebook também é possível obter partilha desse conteúdo de maneira gratuita, por causa da interação dos próprios usuários.

Mas para conseguir isso, é preciso entender quais são os interesses do seu público, e oferecer conteúdo relevante e que gere essa necessidade de compartilhamento.

Pra conseguir números ainda mais expressivos, entenda que algumas particularidades no seu conteúdo, podem produzir resultados melhores. Como por exemplo:

  • Horários das postagens.

O próprio facebook oferece gráficos que informam á você os horários em que a sua página recebe mais visitas.

Explore isso fazendo postagens nesses momentos. Na maior parte das vezes eles ocorrem entre as 07:00 e 10:00 da manhã. Depois vão das 14:00 ás 17:00 e o ultimo horário do dia pode ser das 20:00 á 22:00.

Mas essas informações podem variar de acordo com o seu público alvo e por isso é pertinente avaliar os gráficos específicos referentes á sua página.

  • Imagens chamativas

Imagens curiosas, que retratem momentos cômicos, ou ilustrações multicoloridas que tragam mensagens intrigantes. Pra uma postagem ser compartilhada ela precisa ser única, por isso tente combinar alguma imagem que represente a tendência do momento, com uma frase que faça rir ou pensar.

  • Fontes adequadas

A fonte escolhida precisa ser legível, então nada de arabescos nem de fundos que se misturem com as letras tornando a mensagem difícil de ler.

Nas redes sociais as pessoas rolam seus feeds muito rapidamente, e se a sua postagem não gerar uma significação imediata, ela provavelmente irá fracassar (Ou flopar).

Conteúdos virais.

Mas se você quer lucrar muito com o facebook, pode ser bom começar a pensar em investir em um conteúdo viral.

Afinal de contas, se o compartilhamento nessa rede, se dá, sobretudo através de conteúdos virais, a chance de lucrar muito com a criação de algo assim é altíssima.

“Mas se você está pouco familiarizado com o termo, entenda que os conteúdos considerados virais são vídeos e textos que se espalham rapidamente pela web e tem milhares de visualizações. Os chamados Memes”.

E apesar de se multiplicarem, os Memes são difíceis de produzir intencionalmente. Mesmo assim, algumas empresas alcançam o objetivo, e quando isso acontece se percebe que quase sempre esses conteúdos têm caráter humorístico e podem representar sucesso garantido na divulgação de seus produtos, porém de maneira indireta. Angariando valor á marca.

“É pertinente lembrar que alguns desses conteúdos virais também funcionam como coringas, com frases que se encaixam em diversas situações, por exemplo, o antigo, porém sempre válido: Sabe de nada, inocente

Mas atenção, antes de elaborar um conteúdo de humor, certifique-se de que o seu argumento não soe ofensivo, nem desrespeitoso para o seu público, do contrário, o resultado pode ser catastrófico.

Como usar as tags no Instagram

Já no Instagram o marketing pode ser trabalhado de maneira mais aberta e não é necessária muita subjetividade, uma vez que a plataforma permite servir de vitrine sem interferir no alcance das publicações.

No Instagram, expor os produtos em belas imagens que os destaquem, é a técnica mais usada por quem lucra usando essa rede social.

O segredo é saber empregar as tags que permitam que o público possa ter acesso mais facilmente ao seu conteúdo e pra isso é importante pesquisar quais são as palavras que geram interesse dos seus clientes em potencial. Evitando assim, encher as imagens com tags aleatórias que dão a impressão de que o gerenciador da conta não se sabe ao certo do que está falando.

No marketing digital segmentação é a chave para falar diretamente com quem está interessado em produtos ou serviços como seu.

Ter um blog é a base de tudo

Ter um blog que sirva de âncora paras as suas postagens nas redes sociais é uma boa maneira de manter um acervo mais amplo dos seus conteúdos e garantir que o seu público possa ter acesso a todo o seu trabalho de forma mais completa, além de garantir que a sua empresa possa se resguardar, caso ocorra algum problema nas suas contas nessas redes sociais.

Pois é, embora raros, esses problemas podem acontecer. Por vezes, alguns conteúdos do Facebook e do Instagram, sofrem penalização da própria plataforma por algum motivo técnico e nessas situações, quem mantém um blog atualizado, sofre menos perda de seguidores, e ainda consegue se reestabelecer mais facilmente, se necessário.

Mas lembre-se que o Facebook tem limitado um pouco o alcance das publicações que provocam dispersão dos utilizadores, ou seja, links que tirem o utilizador da rede social, levando-o para um site externo acabam menos visualizados, e para que isso não aconteça com as suas publicações, lembre-se de acrescentar links externos nos comentários das suas publicações.

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